quarta-feira, 4 de abril de 2012

APOCALIPSE --- 009

APOCALIPSE --- 009

Capítulo 2 - 

A Igreja de Éfeso (1ª parte)

Fonte: http://ironispuldaro.com.br/site/wp-content/uploads/2010/06/m.jpg


APOCALIPSE 2:
1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: 
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que näo podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o näo säo, e tu os achaste mentirosos. 
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e näo te cansaste. 

A palavra Éfeso significa "desejável" e, inicialmente, essa mensagem era direcionada especificamente à tal. Dificilmente, se estivéssemos naquele lugar e durante aquele período, suporíamos possível a mensagem ser aplicável a um período também do cristianismo, todavia ao estudarmos as igrejas e as mensagens que a elas são direcionadas e conhecendo um pouco da história da humanidade, veremos que Jesus estava a nos elucidar que o que ocorrera com estas 7 igrejas do Apocalipse, simbolizaria os 7 períodos históricos pelos quais atravessamos ao longo dos séculos.
Como podemos saber se realmente é verdade tais informações?
Simples: estudemos, avaliemos e veremos se há uma outra explicação que sacie mais tais interpretações.
A Verdade não se esconde, se não for verdade, não aparecerá.

Vejamos algumas informações sobre a cidade de Éfeso:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_8DuVSPAQQU8/TNYPYo8ixEI/AAAAAAAABik/tiXyMLlxhGY/s640/A+EFESO.jpeg

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_7-f0UlTmT6A/S7zU7IUh8OI/AAAAAAAAATM/CtMvVvJmQ80/s1600/ephesus_theater.jpg

Que Éfeso era uma cidade importante, já havíamos comentado nos estudos anteriores. Sabemos que a importância cresceu tanto que se tornou a Capital da Ásia, ainda durante o período do Império Greco-Romano.
Era um forte local de comércio e prosperidade econômica.
O Evangelho chegou lá por volta do ano 52 d.C., quando o apóstolo Paulo fez parada por ali em sua 2ª viagem missionária de regresso à Jerusalém e Antioquia.
Paulo deixou em Éfeso os amigos missionários: Áquila e Priscila e, mais tarde o judeu Apolo.
Detalhe curioso é que Paulo tinha feito um voto e estava careca nessa ocasião, vamos ler?

ATOS 18:
17 Entäo todos os gregos agarraram Sóstenes, principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava. 
18 E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmäos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Aqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. 
19 E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. 

Depois de 2 anos, retornou o apóstolo e permaneceu na cidade por aproximadamente 3 anos. Foi o local em que Paulo por mais tempo se fixou. Provavelmente porque o campo missionário ali era muito próspero.
É fundamental entender o trabalho que Paulo realizou e identificar os problemas e qualidades que tinham as igrejas que fundou, principalmente a de Éfeso, guiado pelo Espírito Santo e por seu testemunho vivo do sofrimento por Cristo, para compreendermos posteriormente as mensagens de Cristo às Igrejas do Livro das Revelações.
É possível que Paulo tenha passado uma 3ª vez por ali, quando foi levado preso pela 1ª vez por volta do ano 64 d.C. Deu então à Timóteo, seu aluno espiritual, a ordenação de cuidar da Igreja que tanto trabalhara e amava. Leiamos essa ordem:

1 TIMÓTEO 1:
2 A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor. 
3 Como te roguei, quando parti para a Macedónia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que näo ensinem outra doutrina, 
4 Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questöes do que edificaçäo de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. 

João, o discípulo amado, também foi líder em Éfeso. É provável que este foi seu primeiro Ministro após o trabalho insubstituível de Paulo e dos demais missionários que estruturaram essa comunidade. Isso durante a guerra judaico-romana em + ou - 68 d.C.
Éfeso foi a grande capital do cristianismo. Se fosse nos dias de hoje, poderíamos dizer que seria o centro das Conferências Gerais que se realiza a nível mundial.
Percebemos que as advertências que Paulo deu à igreja por meio de Timóteo foram cumpridas, pois, no versículo 2º e 3º de Apocalipse 2, Jesus diz que eles, os efésios, colocaram à prova os falsos mestres, percorridos aproximadamente 30 anos após.

Pausa para reflexão:

   
   
  




Será que colocamos à prova os ensinadores de hoje?
Se o fizéssemos, será que seríamos bem vistos por eles?
Ou ficariam felizes pela oportunidade de mostrarem a sua fé e obediência?
Será que não estamos falhando deixando um monte de gente nos ensinar baboseiras sem sequer confirmar na Bíblia ao menos se corresponde o que estão dizendo?
Se vc não prova o seus ensinadores, meu irmão, sinto em lhe informar, mas errará quando eles errarem e viverá à sombra dos outros. Ambos se perderão.
Essas mensagens também são para nós.
Pense nisso!

Se analisarmos o primeiro século de nossa história, perceberemos que as características da igreja de Éfeso meio que perfazia o pensamento coletivo geral de todas as igrejas desse mesmo período.
Viviam todos a religião pura dos apóstolos. Muitos haviam testemunhados em vida as obras de Jesus, outros eram filhos e netos de pessoas a quem Jesus curou ou confortou, era impossível negar essa existência fresca ainda na mente.
Percebiam o que Jesus havia falado sobre liberdade de espírito, pois eram agora escravos sociais, políticos e culturais de Roma. Cultura esta totalmente egoísta, exploradora, sensual e depravada. Algo semelhante com movimentos que vemos crescer hoje em dia.

Como estamos nos comportando diante da luz que temos?
Será que admitimos ser provados? Ser testados a ver se somos mesmo de Deus ou 'fogo de palha?'
Estudemos as Escrituras, não há outra forma de perceber a Verdade.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_4qmpJ3KOmsA/TAewegP0kTI/AAAAAAAABFA/jNuRtCkCRj8/s640/biblia.jpg

Este estudo será dividido em 2 partes.

Reflita na advertência à Igreja de Éfeso e a faça a ti também!


Deus vos abençoe!
Somente Ele seja louvado!




Leandro N. Diademi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários ou escreva para mim:

leandro.diademi@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.