quarta-feira, 28 de março de 2012

APOCALIPSE --- 008

Bom dia a todos irmãos e amigos, Deus esteja entre nós!

Estava com muita saudade das postagens, porém não poderia fazê-la antes de esgotado completamento o estudo, e dessa vez levou-me tempo, pelo número de símbolos presente na visão de João.

O estudo ficou muito bom para mim. Aprendi muito e agora quero ter o prazer de repartí-lo com todos vocês:

UMA VISÃO HUMANAMENTE "ATERRORIZANTE"

APOCALIPSE 1:

11 Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estäo na Asia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. 
12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; 
13 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. 
14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; 
15 E os seus pés, semelhantes a latäo reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. 
16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. 
17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Näo temas; Eu sou o primeiro e o último; 
18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. 
19 Escreve as coisas que tens visto, e as que säo, e as que depois destas häo de acontecer; 

A visão é longa, mas vamos lá para o entendimento:

Nesta visão de João vamos identificar Cristo e como Ele se manifestou ao discípulo. 
Sabemos que essa visão foi no Sábado, pois aprendemos no estudo anterior (http://umaverdadepresente.blogspot.com.br/2012/03/apocalipse-007.html). 

A 'Voz' que falou por trás de João, confirmou a este que deveria levar o assunto às 7 igrejas, já citadas no versículo 4. 
Já tinha sido dada a ordem ao discípulo para enviar tudo às 7 igrejas, mas a "Voz" ordena-lhe novamente, e João sequer diz: "É eu já sei o anjo Gabriel já havia me dito". 
Perceba que na primeira vez, não foi a mesma "Voz" que deu a ordem diretamente a ele.

Aqui cabe uma observação:
Quantas vezes negamos estudar novamente assuntos que talvez já "saibamos?"
Quantas vezes desprezamos assuntos repetidos em estudo? Pense nisso!

Prossigamos:
A repetição da ordem só pode ter lugar pela importância e necessidade da matéria.

Os 7 castiçais, não são iguais ao que tinha no Templo, pois este tinha 7 braços e aqui não se fala em braços, mas a palavra original: 'LUCHNIA', significa suporte de candeeiro, ou simplesmente candeeiro, lamparina. Veja alguns modelos deste artefato daquela época:

Modelo usado no Templo

Menorá Judaico - Castiçal 7 velas Israel - Judaismo - Compre já! - Amparo - SP - Brasil

Modelo provável da visão

 
fonte: http://4.bp.blogspot.com/_nRmLM9rp1Dk/SLdgoqaA8YI/AAAAAAAAAOo/NLMiKRgHPgg/s400/110535614.jpg

Os castiçais estavam separados uns dos outros por um certo espaço, assim como as 7 igrejas eram distantes perimetralmente umas das outras, assim como os períodos históricos estão separados por séculos, entenderemos mais sobre os períodos futuramente. E sabemos que os castiçais são as igrejas ao ler o versículo 20, que não citei no início, mas que o leitor pode ler a qualquer momento em sua Bíblia.
O Autor da "Voz", que vamos descobrir na própria visão ser Jesus, estava no meio das igrejas, não só dentro das igrejas, isso nos faz entender a abrangência das mensagens às comunidades que não foram citadas, mas faziam parte do povo de Deus e deveriam de igual forma atentar para as informações.

Um detalhe interessante é que João não identifica o "Autor da Voz" nitidamente como Jesus, ele diz: 'HUIOS ANTRHÓPOU'  que literalmente quer dizer: filho de homem. Não é correto ler "O Filho do Homem", a tradução assim está ERRADA, pois não há o artigo definido "o" nesta expressão. Sei que muitas Bíblias estão assim, inclusive a que eu estou usando, por isso transferi o texto bíblico da mesma forma como li.
E percebemos que João havia visto mesmo era parecido a: um humano, ou um homem, porém havia sinais de glória e esplendor neste Ser, tanto que o discípulo não afirma ser um filho de homem, ou um humano, mas semelhante a tal.
A Glória fulgurante parecia opacar a compreensão inicial de João, mas Jesus se revela quando diz: Versículo 18:  E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.

Ora Quem foi morto e está vivo para sempre?
Agora voltemos ao início do verso 11:  Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro;
Jesus apresenta a Sua Divindade e Sua Deidade, meu querido, a menos que haja um outro ser que morreu aqui na Terra em nosso favor, o que desconheço, Cristo é Deus, pois é isso que está escrito, percebe?

É lamentável ver que muitos não entendem o que em toda a Bíblia está claro pra quem lê e relê, casa versículo com versículo, ora e pede iluminação à Deus.
Esta visão mostra-nos a humanidade e a divindade de Cristo. Essa mensagem chegou até nós assim como às igrejas daquela época e aos períodos da história pela importância do tema. 
Em todos os séculos Satanás esteve a negar a divindade de Cristo e aquele ser maligno, filho das trevas, continuará fazendo isso até a volta de Nosso Mestre.
Se você, meu irmão, não reconhece a divindade de Jesus Cristo, estás a enredar em um caminho que não se harmoniza ao que está escrito, entende?
Rebusque o motivo de sua adoração, o porque você adora a Deus, veja qual é a atitude dos que não adoram e pergunte-se: Se você fosse servo de Satanás e não quisesse pregar sobre Jesus, o que faria para enganar as pessoas que leem a Bíblia e encontram provas escritas de Sua divindade a todo momento?

Que preciosidade, Cristo ter se manifestado à João como um ser humano glorificado!
Meu amado e querido Redentor carregará para sempre as marcas de Sua humanidade por causa de mim e de todos os que permitiram ser Ele o Autor de suas vidas. Leiam:

ZACARIAS 13:
6  E se alguém lhe disser: Que feridas säo estas nas tuas mäos? Dirá ele: Säo feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. 

JOÃO 20:
25  Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu näo vir o sinal dos cravos em suas mäos, e näo puser o dedo no lugar dos cravos, e näo puser a minha mäo no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. 
26  E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. 
27  Depois disse a Tomé: Pöe aqui o teu dedo, e vê as minhas mäos; e chega a tua mäo, e pöe-na no meu lado; e näo sejas incrédulo, mas crente. 
28  E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 

FONTE: http://3.bp.blogspot.com/_NYy3_XT8qIg/SeF30rExFAI/AAAAAAAAAow/tdJIKOth9ms/s400/0513078X1.jpg

Ao descrever, João, os cabelos e as vestes de Cristo, parece se perder em achar algo terreno que transpareça fielmente sua visão. No versículo 14, ele assemelha os cabelos como a lã, e em seguida encontra algo mais claro e reluzente e cita a neve. Deve ser fantástico tentar descrever uma visão em linguagem humanamente entendível.
Acredito que o discípulo tenha usado trechos da própria Escritura, pois não há como explicar a Glória divina, ainda que abrandada na forma de homem. Talvez tenha vindo à mente de João o que está escrito em:

DANIEL 7:
9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. 

No versículo 15 de Apocalipse lemos que os pés eram como latão reluzente, algumas traduções trazem bronze, outras o cobre, mas o importante é entender que o brilho de Seus pés determinam ser, Seus Caminho, iluminado por Suas próprias pegadas. 
Jesus já percorreu o caminho que precisamos trilhar e Seus passos são claros, não há nada encoberto diante da Luz que Sua experiência terrena nos deixou.
A espada de dois gumes, ou de duas bocas, ou de dois fios, enfatiza ser, a Competência e a Justiça de Jesus Cristo, exata, perfeita e precisa. Sua Palavra é irrevogável. Ele é a Palavra, "LOGOS" de João 1:1.

O poder do julgamento do Redentor, a salvação dos justos e a condenação dos ímpios, é tudo parte de uma Obra inquestionável, pois não haverá nada encoberto que não será revelado no Dia do Juízo Divino.
No Céu, os anjos se curvam diante de Cristo e na Terra todos terão de fazê-lo, uns por amor, outros por reconhecimento de seu erro:

FILIPENSES 2:
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 

Um detalhe curioso é que todos os profetas que contemplam seres divinos em Glória, normalmente, segundo o próprio relato deles, sua forma física e estado mental terreno, parecem ficar inertes, ou tão frágeis que tendem a desaparecerem, ora por vergonha, ora por medo, ora por fragilidade. 
O fato é que nosso corpo humano não é capaz de ver a Glória sem se desfalecer aparentemente. 
João diz no versículo 17 que parecia estar morto. 
Ele não foi o único acompanhe:

EZEQUIEL 1:
28  Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava. 
EZEQUIEL 3:
23  E levantei-me, e saí ao vale, e eis que a glória do SENHOR estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.

DANIEL 8:

17 E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo. 
ISAÍAS 6:
5  Entäo disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. 

ATOS 9:
3  E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 
4  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 

Que espetáculo!

A impotência humana cai diante da Glória Divina!
Louvado seja Deus eternamente!
O ser humano, naturalmente, rende-se em reverência e adoração, mesmo aqueles que não acreditam ser Deus, como Paulo, por exemplo. Ele julgava ser os cristãos, filhos de Satanás, mas não sabia que ele mesmo é quem lutava contra Deus.

Que fantástico!

Estou (talvez) a admirar este estudo mais que qualquer leitor, esteja você onde estiver.
Minha alma rende Glórias ao Rei de Israel, à Cristo Jesus, que Ele me tenha em Seus Braços de Amor para sempre!

Veja que  preciosidade! Sempre após o "susto" natural, uma voz, ou um toque de amor surge com um "NÃO TEMAS".
Esse fato se repete em todos os casos citados, observe:

EZEQUIEL 2:
1  E disse-me: Filho do homem, pöe-te em pé, e falarei contigo. 
2  Entäo entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pós em pé, e ouvi o que me falava. 

EZEQUIEL 3:
24  Entäo entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse: Entra, encerra-te dentro da tua casa. 

DANIEL 8:

18 E, estando ele falando comigo, caí adormecido com o rosto em terra; ele,

 porém, me tocou, e me fez estar em pé.

ISAÍAS 6:
6  Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mäo uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 
7  E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 

ATOS 9:
5  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhöes. 
6  E ele, tremendo e atónito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. 

É natural temer a Deus e totalmente previsível desfalecer diante de uma visão, que dirá diante de Sua real presença!
Prepare-se, Ele está vindo lhe encontrar!
Irá subsistir? Irá sobreviver? O que está fazendo com a vida que Ele te deu?

A visão conclui com uma explicação no versículo 20, mas antes há um outro símbolo: "as chaves do inferno".
A palavra que é traduzida como inferno é "HADÉS". Essa palavra quer dizer literalmente: "SEPULTURA". 

A igreja católica inventou uma teoria pagã de inferno e de purgatório que simplesmente não tem fundamento bíblico, nem respaldo técnico nas Escrituras. Estou aberto para estudar esse tema com quem se interessar. Mostrarei biblicamente o erro do conceito de 'inferno', basta me pedirem por email, ok?

Voltando à visão, Quem libertará os justos da sepultura e ressuscitará também os ímpios mortos para o julgamento, senão Cristo?
Leiamos:

JOÃO 11:
25  Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreiçäo e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 

1 TESSALONICENSES 4:
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaräo primeiro. 

Você pode estar se perguntando: "Porque eu não tenho uma visão assim?"
Acredite, eu gostaria de ter também.
Podemos julgar ser João um privilegiado, um homem melhor e mais santificado que nós, não podemos?
Saiba meu querido irmão e irmã, que embora não mereçamos, Cristo disse que nós somos os privilegiados, pois Ele disse:

JOÃO 20:
29  Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que näo viram e creram. 

Que possamos crer nas promessas de Jesus e possamos ser estrelas mensageiras, como foram os que levaram as cartas às 7 igrejas da época de João.

APOCALIPSE 1:
20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas säo os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, säo as sete igrejas

Ou como foram os mártires que levantaram a bandeira do verdadeiro cristianismo ao longo desses 2.000 anos após a morte de Cristo.
 
Muitos morreram pelas mãos e ordem dos papas. Por defenderem a fé. Foram considerados hereges muitos fiéis, como João Huss, Wesley, Wiclef, João Calvino, Lutero...
O que a Igreja Católica fez com esses e muitos outros servos estudiosos da Palavra de Deus? Ainda que fossem mesmo hereges?

Pergunto: 

Uma Igreja que prega ser cristã, pode matar mesmo hereges? Deus nos mandou matar hereges? 

Pois essa era a justificativa para as mortes dos homens que gritaram: Leiam a Bíblia! O Clero lhes engana! Aceitem o que está escrito nas Sagradas Escrituras!
Eu não sei em que momento a Igreja Católica se redimiu de 1,5 milheiro de anos de sangue e horror, continuo vendo essa Igreja pisando os Mandamentos de Deus, mas você, meu irmão e irmã católicos, eu clamo: Leia a Bíblia! Eles continuam lhes enganado! Aceitem o que está escrito em sua Bíblia!
Essa é a verdade!

Que Deus abençoe a todos!

Apenas Deus seja louvado, amém!



Leandro N. Diademi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários ou escreva para mim:

leandro.diademi@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.