terça-feira, 20 de março de 2012

APOCALIPSE --- 007

O DIA DO SENHOR


Boa noite irmãos e amigos!

Que as Bençãos e a Paz de Cristo sejam com todos vcs!

Vejamos o que esse estudo de hoje tem para nossa reflexão:

APOCALIPSE 1

10 Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 

Aqui há um fator de análise muito importante, do ponto de vista teológico.
Algumas doutrinas entendem que João foi arrebatado 'em' espírito para o dia do juízo, onde teve as visões, o que não pode ser concebível, pois a visão não se trata apenas do julgamento e do desfeche da história, mas de fatos que se passariam, inclusive em sua própria época, nas 7 igrejas citadas versículos atrás.
Não é lógico, nem prudente, transportar uma pessoa para o fim dos dias à ter visões proféticas do passado, concorda? João não poderia receber ali mesmo a visão?
É como o presidente de um país viajar a outro continente apenas para tratar de assuntos de seu gabinete, ou internos de sua nação.
É claro que não é essa aplicação!

O termo usado por João em grego é: "Kuriaké Héméra".

Em toda a Bíblia, esse é o único local em que aparece essa expressão.
Como 'Kurios' significava 'senhor' e era comumente aplicada ao imperador romano pelo povo dominado, tanto que os judeus, na época de João, relutavam, segundo Flávio Josefo, a chamar o imperador romano de 'Kurios', "Kuriake" aparece como uma flexão de propriedade ao "Kurios", ou seja "do Senhor", nesse caso não do imperador, mas dAquele que João tinha como Senhor: Deus.

 
fonte: http://1.bp.blogspot.com/_qZwTHaYo6i0/SXzqqXVxTxI/AAAAAAAACfo/YnJBjsfgisg/s400/075.JPG

A igreja católica reza ser esse dia o domingo, será?
Imaginemos, apenas por aparecer aqui essa forma de escrita ("Kuriaké Héméra"), podemos determinar que o Dia do Senhor mudou do Sábado para o domingo?
Raciocinemos:
Deus em toda história de Israel, quase 4.100 anos, manteve um Mandamento escrito por Seu dedo em tábuas de pedra:

ÊXODO 20

10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; näo farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 

 
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_qZwTHaYo6i0/SXzsfLwqHRI/AAAAAAAACgY/s3AF2vEakX0/s400/013.JPG

Mesmo antes de entregar a Moisés já havia ensinado à Adão e Eva:

GÊNESIS 2

2  E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 
3  E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. 

Agora, em uma sutil flexão diferente de expressão, o Dia Sagrado mudou de lugar e não se fala mais nisso em toda a Bíblia?
Isso é do mais pobre e mentiroso senso teológico! Quem acredita nesses tipos de pesquisas deveria ter vergonha de se chamar pesquisador ou qualquer outro título religioso que reivindique!

A única prova que usam para atestar a mudança é um suposto apócrifo de Pedro do século 3º que traz, segunda a própria igreja católica, referências de que Pedro afirma ser o domingo o dia do Senhor.
Aceitar esse material como verdadeiro, para mim, é como comprar escritura de terra da mão de grileiro.

A maior prova para a Bíblia é a própria Bíblia.
Vejamos:
Segundo os escritores: Horne, Bloomfield, Dr Hales, Nevins, Olshausen, Dicionários Bíblicos, Bíblias Anotadas e as Notas de Barnes dos Evangelhos, aceitos pela igreja católica como fidedignos, pois são citados em suas encíclicas ao longo da história, o evangelho de João foi escrito após o livro do Apocalipse.
Se ele escreveu o evangelho após essa revelação e fosse trocado o Dia do Senhor do Sábado para o domingo, então porque ele escreveu:

JOÃO 20

1  E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. 

Ora, ora!
Esse seria o momento ideal para João revelar-nos o que nenhum outro evangelista ou profeta revelou. Que Deus mudara Seu dia para o primeiro dia da semana!
E porque ele não o fez?
Por que João não era louco!  Nem sequer pensara nisso!
A mudança só ocorreu 4 séculos depois e não foi por Deus, mas por um pagão.
João também era fiel à Deus e santificava o Dia correto do Senhor.
Só uma pessoa muito descompromissada com a Verdade pode dizer tamanha asneira satanista. 

 
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_qZwTHaYo6i0/SXzrGiKjuSI/AAAAAAAACf4/gOjHtR0u8uc/s400/0604186.jpg

Jesus advertira que não seria obra de Deus a mudança de Seu Dia nem de Sua Lei, veja:

DANIEL 7


Recorrendo à própria Bíblia vamos perceber de que Dia João estava a falar:

ISAÍAS 58

13  Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares näo seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, 

Esse era o livro que João via Jesus ler constantemente:

LUCAS 4

16  E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. 
17  E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 

Agora pense comigo: 
Se vc guardasse e santificasse o Sábado e estivesse numa ilha preso e condenado a trabalhos forçados todos os dias, injustamente por pregar a Justiça e a Verdade, o que faria para não trabalhar aos Sábados? 
Eu não sei quanto a sua resposta, mas a minha que guardo e santifico o Santo Dia do Senhor é: eu me esconderia provavelmente em uma caverna e oraria a Deus constantemente, até me encontrar tão profundamente ligado a Ele que apenas em espírito me seria possível afastar das aflições da carne, rogando por Sua proteção e para não ser achado por qualquer vigia romano, e me consagraria totalmente a Deus.
Será que não foi exatamente isso o que esteve fazendo João?

Meu querido, eu consigo entender o texto, e vc?

É provável que o discípulo tenha sido castigado por seus isolamentos, pois ele mesmo disse que padecia tribulações ali.
Não sabemos ao certo como João sofrera.
Mas ao relatar que teve a visão no Dia do Senhor, prova-nos que nEste Dia, estava o profeta em íntima comunhão com Deus, e que mesmo numa ilha deserta e sob escravidão, importava obedecer a Deus que aos homens e ele era fiel aos Mandamentos de Seu Criador!

Como, provavelmente, o discípulo amado não tenha recebido todas as visões do Apocalipse e as escrito em um único dia, fato humanamente impossível, já que estou há cerca de 3 horas trabalhando nesse estudo de apenas 1 versículo, e não sou tão diferente de João quanto as limitações humanas de escrita, talvez tenha até mais facilidade que ele, pois estou em liberdade e posso apagar o que escrevo sem borrar a mensagem, creio que todos os Sábados o profeta fugia para a caverna, santificava-se a Deus e Cristo falava com ele Sábado após Sábado.
Não vejo outra explicação palpável para o verso, e vc?





Abra seu coração e ore a Deus:

Pai! Ajude-me a compreender as Suas Escrituras!

Agora leia-A e guarde-A em seu coração, meu irmão e minha irmã!


Que Deus possa conceder Graça aos vossos corações, Amém!



Leandro N. Diademi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários ou escreva para mim:

leandro.diademi@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.