terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Tristeza de Elizeu


O lamento de Elizeu traduzido para hoje

Fonte: http://reporterdecristo.com/wp-content/uploads/2010/04/arrebatamento-de-elias.jpg

Elizeu foi um profeta escolhido por Elias, tb profeta, antes deste ser levado pro Céu numa carruagem de fogo.
Antes do fenômeno ter ocorrido, Elizeu não se conformava em "perder" seu amado professor e amigo e exitou em abandoná-lo. Essa história maravilhosa pode ser lida a partir de 2 Reis capítulo 2.

Um fato curioso ao ler a história e que eu nunca tinha atentado é que Elias já tinha ungido Hazael, Jeú e Eliseu, recíprocamente: rei da Síria, rei de Israel e Profeta, no deserto de Damasco. (1 Reis 19:15-17). 
Porém os reis que se sucederam não foram os ungidos ainda, pois Hazael era capitão de honra de Ben-Hadade, rei da Síria até ser confirmado novamente como rei, tempos depois por Elizeu (2 Reis 8:13). Hazael sabia que seria rei, mas não se manifestou e qd Elizeu ficou olhando muito tempo pra ele, começou a chorar (2 Reis 8:11). Se lermos apenas esse pedaço da história, entenderemos que o seu choro se devia às desgraças que Hazael traria sobre Israel, mas Elizeu já sabia disso, então provavelmente, é possível que outro fator tenha contribuído para o seu pranto.

Note que Jeú foi ungido 2 vezes, e que dois reis sucederam sua 1ª unção, a saber Acazias e Jorão, ambos irmãos, filhos de Acabe, o rei em vigor qd da 1ª unção de Jeú por Elias. Ora Jeú tb já sabia que seria rei, mas não se manifestou. Foi ungido novamente e não foi por Elizeu diretamente, mas por um discípulo deste, tb profeta e muito mais jovem (2 Reis 9:1-13).

Aqui podemos entender a possível angústia de Elizeu ao contemplar Hazael. Provavelmente a saudade de seu mestre e amigo Elias era tão forte que, sabendo ter feito Elias contato com Jeú, assim como com Hazael, talvez não conseguiria nem sequer fitar os olhos do futuro rei de Israel desta vez.
Elizeu sempre sentiu-se só, em relação à ausência de Elias. Msm sabendo que estava no Céu a ausência física de alguém a quem amamos nos fere como faca ardente. Na imagem de pessoas que nem sequer tem envolvimento conosco, é possível vermos Alguém muito importante para nós.

Aos meus amigos adventistas, eu vejo com tristeza o abandono da fé em prática, mas ainda em nome sustentam por pouco tempo a bandeira do Sábado.
Entristeço-me ao ver o estrago que fazem ao povo que creem mais na Instituição Adventista, do que na fé. Fazem o msm que fazia Israel, mas não seguem como seguiam em Judá. Israel sempre cresceu, mas nenhum rei fez o que era agradável aos olhos do Senhor, porém Judá não crescia, mas 55% de seus reis não se apostataram e foi dela que nasceu Jesus.

Hoje Israel é bem a cara da Igreja Adventista do 7º Dia, e Judá a Igreja Adventista do 7º Dia - Mov. de Reforma, mas Elizeu é o simbolizado pelos honestos que advertem os sinceros a observarem os caminhos do Senhor e choram por aqueles que não entendem a verdade.
Se vc não conhece nada dessa história que estou lhes contando, estou à vossa disposição para estudar sobre a Lei de Deus e sua aplicabilidade em nossos dias.

Que Deus ilumine a todos e deem ouvidos à voz das Escrituras Sagradas.

Um abç a todos e boa semana!

Vosso irmão e servo:
Leandro N. Diademi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários ou escreva para mim:

leandro.diademi@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.