segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O APOCALIPSE --- 002


APOCALISE 1

4 Joäo, às sete igrejas que estäo na Asia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estäo diante do seu trono; 

Deste versículo até o capítulo 3, a estrutura do texto se parece como uma carta antiga escrita para determinado fim e são, os 3 capítulos iniciais, a introdução dos assuntos apresentado em todo o livro da Revelação.
A primeira importante visão a ser analisada é porquê o livro foi destinado a 7 igrejas da Ásia? Quem eram essas igrejas? Haviam outras? Aplica-se a nós também? Como?

Bem, é muito importante saber quem era a Ásia. Nesta região, em sua parte ocidental, considerada como Ásia Menor, hoje se encontra a República da Turquia, contava na época com aproximadamente 200.000 km² de área. Havia a parte oriental, um pouco maior em território, e que Paulo e Pedro e muitos outros apóstolos de Cristo, alguns anônimos a nós, trabalharam relatada e não relatadamente. 
Vejamos alguns trechos de passagens de Paulo e de Apolo nessa região:

ATOS 18
19 E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. 
20 E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, näo conveio nisso. 
21 Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso. 
22 E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. 
23 E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos. 
24 E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 

De Pedro:

1 PEDRO 1
1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia; 

É importante entender que a Ásia era, até então, uma província greco-romana, e que havia livre passagem entre as cidades, principalmente por razões de comércio e cobrança de impostos. Não existia a barreira que hoje conhecemos de passaportes, ou vistos. Era como funciona "mais ou menos" os blocos comuns de comércio de hoje (Mercosul, Mercado Comum Europeu, etc.).
Paulo dedicou-se muito à construção e apoio espiritual às igrejas asiáticas, pois próximo do ano 70 d.C., Jerusalém, onde havia a célula mãe de todas as igrejas cristãs (o Templo de Deus), foi destruída. 


Confirmamos isso nas cartas que Paulo escreveu:

Igreja de Colossos ---- Colossenses
Igreja da Galácia  ---- Gálatas
Igreja de Éfeso     ---- Efésios, ...

Eram o total de 14 igrejas na Ásia Menor. Éfeso era a capital da província asiática. As demais eram: Colossos (próximo de Laodicéia), Mileto (mais próxima de Patmos, onde João estava recebendo a visão), Troas (próximo de Pérgamo), Ponto, Galácia, Capadócia e Britínia (mais distante) e as 7 citadas no Apocalipse: Éfeso (já citada), Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
Veja um pouco nos mapas:


Será que Deus só cuidou das 7 igrejas citadas no livro do Apocalipse?
Ao lermos a Bíblia percebemos que o número 7 tem um significado de totalidade. Faz referência à Criação do Mundo em 7 dias, Deus criou tudo em 7 dias, sendo o último dia a contemplação e adoração ao Criador, uma ordem dada por Ele mesmo, leiamos:

GÊNESIS 2
1  Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. 
2  E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 
3  E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. 

Qd Pedro perguntou a Jesus, quantas vezes era preciso perdoar um ofensor, Cristo respondeu:

MATEUS 18
21 Entäo Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmäo contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 
22 Jesus lhe disse: Näo te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. 

Não era pra Pedro sair contando do 1 até os 490 perdões, mas para ele, assim como nós entendermos que não há limites para perdoar, pois Cristo usa em Sua Palavra, que tb é a Palavra de Deus, o número 7 como referência à totalidade
Os judeus tinham, e ainda têm, esse número como o número perfeito. E a Bíblia foi escrita com a linguagem e conceitos daquela época.
Então a mensagem estendia tb às outras igrejas, mas porque tinha que ser as 7 descritas e não as outras?

Veremos no decorrer dos capítulos que essas Igrejas apresentavam características diferentes e que, representaram a aplicabilidade total do conhecimento revelado no Apocalipse para aquele momento, como tb características formais do cristianismo repetidas em períodos sequenciais ao longo da história mundial.

Não perca a continuidade deste estudo, "é demais"!!!!

Um abraço a todos irmãos em Cristo e fiquem com Deus!


Leandro N. Diademi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários ou escreva para mim:

leandro.diademi@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.